quarta-feira, 6 de maio de 2015

Por conta própria ou de excursão?

Outra pergunta que sempre me fazem nas redes sociais e mesmo no dia a dia da agência: "Compensa ir por conta própria ou em uma excursão?!"

Assim como tudo na vida, todo ônus tem seu bônus e vice versa. E não existe uma resposta certa, única, só esta resposta. Tudo depende do seu perfil. E da sua expectativa em relação a viagens em geral e em relação a ESTA VIAGEM para Orlando, sempre tão especial, ainda mais quando se vai pela primeira vez.

Se você é do tipo atirado, que não tem medo de nada, que não se assusta com o desconhecido, se você fala inglês e já viajou para o exterior outras vezes (embora nunca ter saído do Brasil e não falar outros idiomas não seja impedimento para viajar por conta própria); se você gosta gosta de ter uma programação livre, não curte respeitar horários, se você abomina a ideia de seguir uma liderança durante a viagem, você é o perfil de pessoa que deve ir por conta própria.

E ao contrário, se você não é o tipo independente, se você tem medo de sair do país estando sozinho, sem uma estrutura, ainda mais acompanhado de filhos pequenos, se você não quer ter o trabalho de pensar, de estudar e pesquisar o que vai fazer no seu dia a dia nos parques, se você não quer se arriscar, não quer ter nenhum trabalho com absolutamente nada, e quer ter a segurança de alguém experiente por perto, a quem recorrer em caso de qualquer problema, melhor ir em uma excursão.

Em grupo, aguardando uma conexão no aeroporto de Miami para Orlando. Parte do grupo de Janeiro/2014.

Agora, se você tem características dos dois "grupos" que eu descrevi acima, melhor pensar. Pensar muito. E considerar, de repente, a ideia de fazer uma viagem mais ou menos independente. Como é isso? Você se inscreve em um grupo de excursão, com guia, mas aluga um carro também, e avisa ao seu guia que em determinados momentos do dia, você prefere fazer a sua própria programação. Também pode dar certo. Mas vai sair um pouco mais caro, pois os serviços incluídos em uma excursão tem um custo. E você iria pagar por eles, mesmo não usando todos eles, todo o tempo. E além disso, ainda contrataria outros serviços (como um carro alugado) e teria outros gastos, como combustível, estacionamento nos parques, que normalmente quem está 100% em uma excursão não tem.

Mas não é só isso que você deve considerar. Tem outros aspectos também. Por exemplo, se você quer mandar o seu filho adolescente sozinho, não existe outra opção que a de um grupo de excursão, bem legal, de acordo com o perfil dele. (Mas isso é assunto de outro post).

Quando você viaja em uma excursão, normalmente a viagem é muito mais animada e divertida, pois todo mundo anda junto, o tempo todo, como uma grande família. E consequentemente, sempre acontecem situações hilárias, inesquecíveis, que entram pra sempre na história da viagem. Viajar em excursão também é uma oportunidade única de conhecer gente nova fazer novos amigos, pra vida toda. Caso você tenha qualquer problema, de saúde por exemplo, estando em uma excursão, é bem mais seguro e prático: o seu guia vai cuidar de tudo, acompanhar você a uma clinica ou hospital, caso necessário, ou mesmo acompanhar a consulta médica no hotel, caso o médico venha fazer uma visitinha. No dia a dia nos parques, você não tem que se preocupar nem com o mapa do parque, é só seguir o fluxo do seu grupo e se concentrar apenas em se divertir. Na hora das refeições, o seu guia irá ajudar na escolha dos pratos, a traduzir o cardápio se necessário, sugerir bons restaurantes... E nas compras, a mesma coisa. Você vai ter assessoria em tempo integral, receber dicas mastigadas, enfim... terá acesso a muito mais informação de qualidade que jamais teria se estivesse por conta própria.

Nesta foto, o grupo reunido para foto "oficial" em frente ao Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom. Realmente, uma grande familia, durante os 15 dias de viagem a Orlando com extensão a Nova York!
Clique na foto para vê-la em tamanho real!!!

Outra grande vantagem de viajar em grupo é fazer um número muito maior de atrações em cada parque, do que quando se está por conta própria. Isso acontece porque os parques são gigantescos, e todo mundo que vai pela primeira vez, mesmo que tenha estudado os mapas, pesquisado muito, acaba ficando meio perdido. Em grupo, os guias são experientes, conhecem bem os parques, tem artifícios para economizar tempo, evitar filas. E com isso, o tempo ganho é enorme e você acaba fazendo muito mais atrações do que se estivesse sozinho por conta própria.


Farra garantida nos parques!!! :-) 

Por outro lado, você terá que respeitar horários e a programação definida pela sua agência. Não terá tanta liberdade para acordar na hora que quiser e sair para os parques quando bem entender.  E principalmente, vir embora do parque antes da hora, se os seus filhos menores estiverem muito cansados. Normalmente, os grupos são bem animados e divertidos, mas se você se desentender com algum outro passageiro, ou se no grupo tiver alguém bem "mala", você acaba tendo que conviver com esta pessoa até o final da viagem. Viajando por conta própria, você define sua própria programação, muda o que achar que deve, de acordo com sua vontade ou condições meteorológicas por exemplo. Você também não corre o risco de se desentender com o guia da viagem - vai que o cara é chato! A maior vantagem é sem dúvidas a liberdade. Ser dono do seu próprio nariz, mesmo durante as férias, é essencial prá muita gente. E estes devem pensar bem antes de se juntar a um grupo.

Viajar em grupo é assim: tudo junto o tempo todo... Mas no final, isso é o que todo mundo quer: estar junto o tempo todo!

Como disse mais acima, para quem tem filhos pequenos, viajar em grupo pode ser uma tortura. Em dias de parques maiores e onde se fica o dia todo, até o fim dos fogos/ultimo show de encerramento das atividades diárias do parque, como no Magic Kingdom, Epcot e Hollywood Studios, as crianças podem se cansar muito e querer voltar pro hotel mais cedo. Neste caso, ter um carro à disposição faz toda a diferença. A não ser que você esteja hospedado dentro da Disney, aí tudo se resolve, pois o transporte do parque pro hotel (e vice versa) e gratuito e funciona o dia inteiro: uma mão na roda.

Bem... como você está vendo, vários aspectos tem que ser levados em consideração. Ir sozinho, por conta própria é muito vantajoso. Ir em grupo, mais ainda. Fazer um "mix" das duas coisas talvez seja disparado a melhor opção. Mas vai custar um tanto a mais.

O certo é que por conta própria ou de excursão, a Disney está lá, te esperando em Orlando. Juntamente com vários outros parques sensacionais. Um mundo mágico de muita diversão. Faz uma forcinha. Organize-se. Planeje. Mas não deixe de ir. A sua família merece. Você merece. E no que eu puder ajudar, com certeza, estarei aqui pra dar uma forcinha.

Bjos e até a próxima!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário