domingo, 27 de setembro de 2015

Tem idade mínima ou ideal para levar (ou mandar) meus filhos pra Disney?


Oi Pessoal!!! Tudo bem?!

Hoje o Minha Disney Assim aborda um outro tema muito comum entre as famílias que planejam uma viagem a Orlando. Levar as crianças (claro!!!) mas a partir de que idade?! Mando meu filho sozinho em um grupo de excursão, será?! Mas qual a idade mínima?!

Assim como quase todas as outras perguntas que sempre me fazem, esta também não tem uma resposta exata. Aliás, o erro está exatamente, nas respostas "manjadas" e impensadas (portanto insensatas) do tipo: "só leva depois que ele(a) atingir pelo menos X centímetros, senão não aproveita montanha russa nenhuma", ou então "só vai aproveitar quando tiver estudando inglês há pelo menos uns 3 anos, né?". Essa é clássica: "Ihhh... com menos de 12 anos não adianta... eles não aproveitam nada..."

Vivo ouvindo isso e confesso que este tipo de resposta me irrita profundamente. Mas fazer o que?! Pelo menos, acesso a informação você vai ter agora. Podemos dizer que o aproveitamento a uma viagem a Orlando vai variar de acordo com as faixas etárias da garotada.

Faixa Etária 1: Dos bebês até aproximadamente 5 a 6 anos de idade

Imagem da internet

Conversando com uma amiga pedagoga, segundo ela, nessa idade, a criança não tem muito discernimento entre fantasia e realidade. É claro que esse limite de 5 a 6 anos pode até se estender. Conheço crianças com 8 anos de idade que ainda acreditam em Papai Noel. É mais ou menos por aí. Mas nessa faixa etária, tudo aquilo que ela vai enxergar, perceber, captar, vai fazer parte de um universo real para ela. E isso vai acabar resultando em uma impressão que vai ficar registrada pra sempre, de uma forma muito bacana. É claro que uma ou outra criança pode sentir medo de algum personagem, ou de algum cenário ou situação... Mas ninguém melhor que você para conhecer o seu filho. No fundo, você sabe se ele pode ter medo ou não. Em mais de 20 anos frequentando Orlando, os parques e observando atentamente as reações das crianças, afirmo com absoluta convicção, que são raríssimos os casos de crianças sentindo medo. O que acontece na maioria das vezes é justamente o contrário. Os pequenos ficam absolutamente maravilhados, extasiados com tudo o que estão vivendo naquele momento. Obviamente, viajar com crianças muito pequenas requer uma série de procedimentos, que ainda vamos abordar aqui no blog. Mas de um modo geral, é bastante tranquilo. E o melhor de tudo: com até 3 anos de idade, eles não pagam os ingressos (que por sinal andam caríssimos, independentemente da cotação do dólar). Ou seja: levar os filhos muito pequenos para Orlando faz bem para eles e para o seu bolso. ;-)

Faixa Etária 2: De 7 a 8 anos até os 12 a 13 anos de idade


Imagem da internet

Bom... nessa fase da infância... preciso dizer mais alguma coisa??? (A imagem diz tuuuuuudo!). A partir dos 7 a 8 anos, as crianças já sabem diferenciar realidade de fantasia. Elas tem maturidade para saber que por trás dos personagens é possível encontrar gente de verdade e que nem tudo é o que parece ser. Mas é daí?? Com esta idade, elas podem aproveitar praticamente todas as atrações, todos os brinquedos, salvo em raríssimas exceções. É a minha fase favorita. Serão férias inesquecíveis que elas jamais irão esquecer. A Disney é feita prá eles!!!

Faixa Etária 3: De 13 a 14 anos até os 17 anos de idade


Integrantes do grupo de Janeiro / 2015

Bem... a partir dos 13 a 14 anos de idade, já na adolescência, tudo o que eles querem é fazer a primeira viagem da vida deles sozinhos, aliás, na companhia APENAS dos amigos da escola, do clube, do inglês... da galera do condomínio... E de preferência beeeem longe do papai e da mamãe... Rsrsrs... É meu caro, seu filho (ou filha) cresceu... E quer experimentar a liberdade e a responsabilidade de viajar sozinho, cuidar de si, do próprio dinheiro, da alimentação, fazer compras no supermercado, nos parques, nas lojas das grifes que eles amam. Ele quer ir pra Disney sozinho. E levar o pai ou a mãe, ou a tia ou os avós é mico! E aí? Deixar ou não deixar?!

Deixar, claro!!! Essa receita funciona bem há anos e dezenas de agências e operadoras brasileiras são especializadas nesse tipo de viagem. (É o caso da minha!). Obviamente, tomar todo tipo cuidado e buscar referências é essencial. Conversar com pais dos adolescentes que viajaram com a empresa em anos anteriores ajuda muito e tranquiliza corações partidos que ficam no Brasil. No meu caso, em 25 anos, já estou na fase de levar a segunda geração pra Orlando... É minha gente, o tempo passa... Primeiro foram os irmãos e primos mais velhos... De alguns anos pra cá, estamos levando os filhos dos pais que viajaram com a gente, nesta mesma fase, porém anos atrás...

Acredito que tenha respondido a algumas das dúvidas mais frequentes que vocês, papais e mamães tem, sobre o tema. Mas caso ainda restem dúvidas, por favor, deixem aí nos comentários.

Obrigada pela leitura e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário